Se obesidade é uma doença ela precisa de tratamento.
- jpdetoni
- 4 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Sanfonando no bailão.

Ganha e perde, engorda e emagrece, sanfonando mais do que o Borghettinho.
Acredito que você já tenha passado por isso, se é que não está passando neste exato momento.
Perder peso não é necessariamente difícil. A maioria das pessoas consegue emagrecer por 6 meses, até um ano, vá lá, na base do ódio.
“Dieta e exercício”, eles dizem, e você vai, como eu fui, até que não dá mais. Uma hora a rotina muda, a fome vem e o peso volta, como se tivesse deixado saudade, e traz junto alguns quilinhos a mais.
O peso volta e o que resta: frustração
Minha mãe era assim. Sofria, comia pouco, se dedicava na academia, emagrecia até, mas aí, uma janta depois, tudo de novo. E se frustrava.
“Beleza, tudo bem, mas e aí, o que fazer?”, você deve estar se perguntando. E eu também tive esta mesma pergunta, por muito tempo também, tocando sanfona no bailão. Sempre com uma opinião ruim sobre os medicamentos anti-obesidade. Afinal, se comemos para engordar, é só fechar a boca para emagrecer, não é isso? Pois é, só que não.
Olhar o problema pelo que realmente é.
A realidade é que o efeito sanfona acontece por que normalmente nós não olhamos a obesidade como o que ela é, uma doença. Uma doença que mata. Segundo a OMS, a obesidade mata cerca de 2,8 milhões de pessoas por ano. Obesidade é fator de risco para doenças do coração, câncer, impotência sexual e até calvície.
O caso é que quando vemos o problema pelo que ele realmente é, talvez encontremos soluções reais. Então se a obesidade é uma doença, o tratamento precisa ser feito com medicamentos, óbvio. Tanto quanto a pressão alta ou o diabetes, aliás, obesidade é fator de risco para as duas.
Mas, e como resolver então?
O tratamento clínico da obesidade tem mostrado resultados excelentes no mundo todo, com medicamentos seguros e eficientes. E sim, se você quer emagrecer precisa começar a olhar para o seu excesso de peso como um problema sério e buscar a solução adequada. Talvez seja o momento de buscar auxílio com seu médico.
Aqui na Homenz.erechim a obesidade é um desafio e precisa ser resolvido. Eu, como médico, digo, sem medo de errar que, se as indicações são claras, ou seja, se uma pessoa está obesa, normalmente vai precisar usar medicamentos para tratamento.
Já temos aqui na clínica alguns casos de sucesso que me deixam muito orgulhoso, venha conhecer.

"O remédio é amargo mas o que mata é a doença."
Dr. João Pedro Girardello Detoni
CRM/RS 42912 RQE 35641
Comentários